QUAIS AS CONSEQUENCIAS DO USO REGULAR DE COCAÍNA SÓ NOS FINAIS DE SEMANA?


A cocaína é uma das drogas com maior potencial de abuso que existe. Muitos clínicos estimam que mais de 10% daqueles que fazem uso recreacional dessa substancia desenvolverá padrão recorrente e intenso de uso (abuso e síndrome de dependência). Uma vez que o individuo experimenta a cocaína, ele não pode mais prever ou controlar por quanto tempo essa droga será administrada.
EFEITOS
Cocaína é um poderoso estimulante do sistema nervoso central. Além da sensação de estar mais alerta e mais ativo, o prazer decorrente do seu consumo proporciona a repetição do seu uso. A tolerância pode ser rapidamente desenvolvida, dependendo de vários fatores individuais, e esses usuários aumentam a dose para sentir o mesmo prazer pretérito.
A poderosa ação da cocaína em provocar prazer aos usuários é responsável pelo seu consumo continuado, apesar das conseqüências nocivas físicas, psíquicas e sociais. Em algumas instâncias, e a morte súbita pode acontecer entre usuários principiantes.
É importante ressaltar que a combinação freqüente entre cocaína e bebidas alcoólicas proporciona a produção de uma tóxica substancia conhecida como coca-etileno, que intensifica os efeitos euforizantes da própria cocaína e contribui para as complicações físicas decorrentes.
De fato, muitos usuários que afirmam que não estão abusando da substancia ou que não estão dependentes da mesma, NÃO conseguem evitar o uso de droga, quando ele está disponível. Na verdade, não existe qualquer nível seguro para o consumo dessa substância.
AJUDA
A preocupação da família é bastante pertinente. É importante propor ao usuario a cessação desse consumo, bem como incentivá-lo para a mudança desse comportamento amplamente nocivo. Muitas vezes, esse tipo de usuário não consegue cessar o consumo sozinho. Nestas cincustancias, é necessária a busca por um profissional especializado no assunto, tanto para realizar um diagnóstico acurado do problema, como propor um tratamento adequado.
Fingir que nada está ocorrendo não é recomendado, sob qualquer forma ou pretexto. Uma rede de pessoas amigas e familiares disposta a ajudar é sempre valiosa nestes casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque