COMPORTAMENTOS DE ABUSO OU DEPENDÊNCIA, PODEM VOLTAR APÓS O TRATAMENTO?

SIM, isso pode acontecer e é caracterizado pelo abandono do aprendizado durante o tratamento. Mudanças de hábitos, lugares e comportamentos são os maiores responsáveis por uma boa recuperação, que segundo a OMS leva de dois a cinco anos pra que o individuo seja considerado recuperado e não curado, lembrando que NÃO HÁ CURA!!
Sem o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico o individuo tende a pensar que está apto a voltar a velhos hábitos e com isso recomeça o uso de bebidas, substancias psicoativas E FATALMENTE volta ao uso e posteriormente ao abuso.
No que se refere a dependência, é considerado a possibilidade de 90% voltar ao uso se não tiver algo que o ajude a manter a sobriedade. N.A e A.A são grupos de auto ajuda sem fins lucrativos que podem ajudar a manter um individuo em recuperação por anos.
As estatísticas são muito variáveis, mas no Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do instituto de psiquiatria do Hospital das Clinicas da faculdade de medicina da USP, costuma-se contar com o índice de recaída de 80% a 90%, no prazo de um ano. Há evidências, entretanto, de que, se o tratamento continuar ao longo dos anos, as recaídas tendem a diminuir ainda mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque